Mais que um encontro que reúne milhares ou mesmo milhões de jovens, a Jornada Mundial da Juventude dá testemunho de uma Igreja viva e em constante renovação. São eles, os jovens, os protagonistas desse grande encontro de fé, esperança e unidade. Ela tem como objetivo principal dar a conhecer a todos os jovens do mundo a mensagem de Cristo, mas é verdade também que, através deles, o ‘rosto’ jovem de Cristo se mostra ao mundo.
A primeira JMJ foi realizada em Roma, no ano de 1986, em nível diocesano. Sua origem vem dos encontros do Papa João Paulo II com os jovens em 1984 e 1985. Em 1984 foi celebrado na Praça São Pedro, no Vaticano, o Encontro Internacional da Juventude, por ocasião do Ano Santo da Redenção, quando foi entregue a Cruz Peregrina aos jovens. No ano de 1985 o Santo Padre anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude.
Os encontros mundiais são realizados com intervalos que variam entre dois e três anos. A última Jornada Mundial da Juventude ocorreu de 16 a 21 de agosto de 2011, em Madri, na Espanha. A próxima JMJ (JMJ Rio2013) acontecerá na cidade do Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho de 2013 e seu lema é “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19). Espera-se milhões de jovens do mundo todo unindo várias culturas em uma única paisagem, todos movidos pela mesma esperança de que a fraternidade na diversidade é possível. Um dos maiores legados de uma Jornada Mundial da Juventude é a unidade. As inscrições iniciam no mês de junho de 2012.
São muitas as atividades às quais os jovens são convidados a participar, como as catequeses, eventos culturais, momentos de partilha e vida comum. Mas existem aquelas que estão previstas para a Jornada, como os atos centrais (cerimônia de abertura, acolhida do Papa, a Via-Sacra, a Vigília dos jovens com o Papa e a missa de encerramento) e os atos extraordinários.
A Pré-Jornada
Conhecido como Pré-Jornada, o programa "Dias nas Dioceses" (DND) acontece entre os dias 17 e 20 de julho de 2013. As atividades para esses dias que antecedem a JMJ são programadas pelas próprias dioceses e paróquias e integram atividades culturais, visitas históricas e momentos de festa, além é claro, de tempos de oração e celebração nos santuários e lugares de peregrinação, que formam parte da identidade religiosa local.
As famílias de todo o Brasil, organizadas em dioceses e paróquias, acolherão os jovens de todo o mundo que participarão da pré-jornada.
Nossa Arquidiocese deverá acolher cerca de 15 mil jovens. Este número é baseado em estimativas de fluxo dos aeroportos de Florianópolis e de Navegantes. Estes jovens serão acolhidos por famílias que abrirão suas portas e seus corações para o ‘rosto’ jovem de Cristo que se mostra ao mundo. Na inscrição para a Jornada o jovem indicará o local que gostaria de estar durante a pré-jornada.
Após o dia 20 os jovens irão para o Rio de Janeiro onde acontece a Jornada Mundial. Todas as dioceses do Brasil já estão mobilizadas para viver esse tempo de graça.
Acolhida das famílais da Arquidiocese
As paróquias da Arquidiocese já iniciaram o cadastramento de famílias que farão esta acolhida. Procure a sua paróquia, cadastre-se, e participe ativamente deste encontro de fé.
“Amai-vos mutuamente com afeição terna e fraternal. Socorrei às necessidades dos fiéis. Esmerai-vos na prática da hospitalidade” (Rom 12, 10.13). São Paulo resume como devem ser nossas equipes de hospedagem e famílias de acolhida.