Tarcísio Pedro Vieira nasceu no dia 06 de maio de 1970, no município de Santo Amaro da Imperatriz. Filho de Pedro João Vieira e Zilma da Cunha Vieira, é o sexto de oito filhos.

Foi batizado no dia 10 de maio de 1970, na Igreja Matriz de Santo Amaro, em Santo Amaro da Imperatriz – Santa Catarina. Foram seus padrinhos de Batismo seus tios: Genésio João Vieira e Zulma Ferreira da Cunha.

Em 1976, sua família veio morar na Procasa e depois em Campinas, no município de São José, onde sua família reside até hoje.

Recebeu a Primeira Comunhão no dia 19 de outubro de 1980, na Igreja do Senhor Crucificado, Paróquia Santo Antônio – Campinas – São José (atualmente, Igreja Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Procasa – São José), das mãos do querido e saudoso Pe. Raul de Souza.

No dia 04 de novembro de 1984, na Igreja Matriz da Paróquia Santo Antônio, em Campinas – São José, Tarcísio foi crismado por Dom Afonso Niehues. Foi seu padrinho de Crisma o Sr. Silvio Machado.

Em 1986, ingressou no Seminário de Azambuja, concluindo em 1987 o Ensino Médio e, em 1990, a Faculdade de Filosofia, na Fundação Educacional de Brusque. Em 1994, concluiu a Faculdade de Teologia, no Instituto Teológico de Santa Catarina, em Florianópolis. De 1992 a 1997 foi professor de Teologia Litúrgica, Bíblica e Dogmática na Escola Diaconal São Francisco de Assis, de nossa Arquidiocese. Por muitos anos participou da Equipe Arquidiocesana de Liturgia e da formação dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística.

No dia 24 de maio de 1988, recebeu, de Dom Afonso Niehues, a Faculdade de Ministro Extraordinário da Distribuição da Eucaristia (Registro Nº 170/88, Livro de Protocolo Nº 14 da Cúria Metropolitana de Florianópolis).

Foi Admitido, por Dom Eusébio Oscar Scheid, SCJ, a Candidato ao Diaconato e ao Presbiterato, no dia 02 de agosto de 1992.

Foi instituído no Ministério de Leitor, por delegação de Dom Eusébio Oscar Scheid, SCJ, pelo Pe. Alvino Broering, então Pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes – Navegantes – Santa Catarina, na Igreja de São Francisco de Assis – Aririú – Palhoça, no dia 26 de setembro de 1992, onde exercia seu estágio pastoral.

No dia 28 de novembro de 1993, na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem – Saco dos Limões – Florianópolis, foi instituído, também por delegação de Dom Eusébio Oscar Scheid, SCJ, pelo Pe. Dr. Valter Maurício Goedert, Professor no Instituto Teológico de Santa Catarina, no Ministério de Acólito.

No ano de 1995 foi nomeado Formador e Professor no Seminário Menor Metropolitano, em Azambuja, lecionando Português, Francês e Ensino Religioso.

Também em 1995, no dia 29 de julho, foi ordenado Diácono na Paróquia Senhor Bom Jesus de Nazaré, em Palhoça, com os seus colegas de turma. Sua ordenação presbiteral aconteceu no dia 07 de setembro de 1995, na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem – Saco dos Limões, em Florianópolis, onde havia realizado estágio pastoral.

Em 1996, Dom Eusébio Oscar Scheid nomeou-o seu Secretário Particular, recebendo, ao mesmo tempo, a função de Vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, Saco dos Limões. Desde então, começou a exercer a função de Mestre de Cerimônia. Em 1997, ainda na função de Secretário Particular de Dom Eusébio, foi transferido para a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima e Santa Teresinha do Menino Jesus – Santuário de Fátima, no Estreito, como Vigário Paroquial, assumindo, também, a função de Auxiliar na Formação, Professor e responsável pelos estudos no Seminário Propedêutico.

De agosto de 1998 a agosto de 2002, Pe. Tarcísio esteve em Roma, na Itália, onde obteve, durante esses quatro anos, os títulos de Bacharel, Mestre e Doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense, bem como os diplomas especiais em “Praxis Administrativa Canonica” na Congregação do Clero, “Praxis Administrativa Super Rato” na Congregação do Culto Divino e Sacramentos e “Foro Interno” na Penitenciaria Apostólica.

Ao retornar ao Brasil, assumiu, por alguns meses, a função de Administrador Paroquial da Paróquia Santa Catarina, em Dom Joaquim, Brusque. No dia 03 de outubro de 2002, foi nomeado Juiz do Tribunal Eclesiástico Regional de Florianópolis.

Em 20 de dezembro de 2002 foi nomeado Pároco da Paróquia São José – São José, tomando posse no dia 15 de fevereiro de 2003. Desde então, foi o Presidente da Ação Social e Cultural de São José – ASCUSJ, membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Regional de São José Dr. Homero de Miranda Gomes e membro do CONSEG (Conselho de Segurança), no Bairro Fazenda Santo Antônio (São José). De 2003 a 2008 foi membro do Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Florianópolis. Foi nomeado, em 2007, Coordenador Geral da Comissão Arquidiocesana de Liturgia (Espaço Celebrativo e Arte Sacra, Música e Canto Litúrgico, e Liturgia). Também foi o Coordenador da Comissão de Liturgia do 15º Congresso Eucarístico Nacional (2006) e do Centenário da Criação da Diocese de Florianópolis (2008).

É professor do Instituto Teológico de Santa Catarina de Direito Canônico. Coordenou duas edições do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Matrimonial Canônico, nos anos 2005-2006 e 2007-2008, do qual foi também professor. Coordena também o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Espaço Celebrativo-Litúrgico e Arte Sacra (2009-2010). Leciona nos Cursos de Extensão do ITESC.

No dia 15 de dezembro de 2008 foi nomeado Pároco na Paróquia Nossa Senhora da Glória, no Balneário, Florianópolis, tomando posse no dia 1º de Fevereiro de 2009. É o Diretor da Escola da Fé Redemptoris Mater Gloriosa (de responsabilidade da Paróquia Nossa Senhora da Glória em parceria com o ITESC). Desde 09 de outubro de 2009 é o Presidente da Ação Social e Cultural Nossa Senhora da Glória – ASCUNSEG (Balneário – Florianópolis).


Primeira Comunhão – (1980)


Filosofia FEBE – Brusque (1988-1990)


Seminário de Teologia – Florianópolis (1991-1994)


Ordenação Presbiteral (07.09.95)


Família na Ordenação Presbiteral (07.09.95)


Com Papa João Paulo II – Roma

 


Secretário de Dom Eusébio

 


Colegas da Universidade – Roma


Defesa da Tese de Doutorado – Roma

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário