É da leva de italianos chegados em Brusque no final de 1875 que nasceu a História de Azambuja.
A fonte de água natural da atual Gruta de Azambuja motivou os imigrantes a definirem o local de sua tradicional devoção a Nossa Senhora. Foi um gesto de fé, de humildade e esperança, envolvidos pelo silêncio e o mistério da mata virgem, diante de uma fonte de água em terra estranha, que rezaram a sua primeira Ave-Maria. A Gruta de Azambuja, desde o começo até nossos dias, tem sido olhada com muito carinho pelo povo de Brusque e pelos milhares de peregrinos que aqui buscam paz, saúde e muitas graças. Um lugar escolhido por Deus para manifestar de modo especial sua ação em favor de seus filhos e filhas.
Foi com esta motivação religiosa que em 1885, construíram a primeira capela com 6 metros de comprimento por 3 metros de largura. Sobre o altar um quadro de Nossa Senhora trazido diretamente da Itália. Este quadro original encontra-se hoje no acervo de arte sacra do Museu de Azambuja.
Como as obras de Deus têm início humilde! Este início piedoso, pobre, ingênuo, privado, emociona pela devoção e simplicidade. Nem de longe os colonos imaginariam estar lançando as primeiras pedras de uma grande obra que Deus aí realizaria, através de Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe.
Visitando Azambuja se percebe que é muito mais do que um Santuário que acolhe peregrinos e realiza a festa de Nossa Senhora. É, principalmente uma comunidade de fé, um centro de peregrinação (Santuário – Gruta – Morro do Rosário), um espaço cultural (Museu), um centro de formação e educação (Seminário), uma valorização da terceira idade (Asilo) e um trabalho permanente em favor da vida (Hospital).
A primeira festa de Nossa Senhora de Azambuja aconteceu no ano de 1900.
A festa é celebrada todos os anos no 3º Domingo de agosto, desde o ano de 1985, com a devida anuência da Santa Sé, de Roma e também devido à lei dos feriados em todo o Brasil, que retirou o dia 15 como feriado.
É bem verdade que os peregrinos se dirigem ao Santuário ao longo de todo o ano; mas comparecem de modo mais intenso na festa de Nossa Senhora de Azambuja.
Programação
Novenas Preparatórias entre os dias 10 a 18 de agosto, às 19 horas, com a presença dos noveneiros.
Dia 18 de agosto, sábado
Missas às 17:00h e às 19:00h, Após a Missa das 19:00h, forma-se uma Procissão Luminosa ao Morro do Rosário com a Oração do Terço. Em seguida Show Pirotécnico com apoio do Stop Shop e início dos festejos.
Dia 19 de agosto, domingo
Missas e atendimento de Confissões nos seguintes horários: 7:30h, 8:30h, 10:00h, 12:00h, 13:00h, 14:00h, 15:00h, 16:00h, 17:00h e 19:00h. A Missa solene da festa às 10:00h, será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, com a presença dos festeiros e autoridades.