Advento é um tempo em que a esperança se renova e a vida se volta para o Natal em família
Clique aqui para baixar o Livreto do Advento/Natal 2012
É um novo tempo litúrgico na Igreja, que vem trazer mais alegria e esperança. Possamos todos abrir melhor o nosso coração para celebrar a chegada do Emanuel, o Deusconosco, ontem, hoje e sempre. Advento, um tempo em que a esperança se renova e a vida se volta para o Natal em família, celebrando o nascimento de Jesus.
Queridos leitores/as, chamo a atenção para a letra deste canto de José A. Santana. São palavras que nos trazem uma boa reflexão sobre o Natal do nosso tempo. Leiam, cantem, e reflitam: “O tempo vai passando sutilmente. De repente, a gente lembra que o Natal já vai chegar. É preciso parar. É preciso lembrar que Cristo veio para nos salvar. A praça apareceu iluminada; na calçada, o povo pensa que em pacotes compra a paz. Só de Deus vem a paz, é só ele quem traz felicidade para todos nós. O meu Natal seria uma prece, se eu pudesse em alegria todo pranto transformar. Ele veio salvar, todo pranto enxugar. Tornouse gente para humanizar”.
Neste tempo em que a Igreja nos chama a testemunhar, com mais intensidade e convicção, de que Jesus é o sentido para a vida e o centro da fé cristã, os Grupos Bíblicos em Família trazem, a partir do novo livreto, uma proposta de preparação para o Natal do Senhor.
Os Evangelhos que vamos refletir neste Tempo nos mostram a importância da conversão interior, do verdadeiro sentido da nossa festa de Natal. Que seja vivida com os valores cristãos: o amor, a paz, a justiça, a solidariedade… Precisamos urgentemente ouvir a palavra do Batista: “Preparai os caminhos do Senhor, endireitai as veredas para ele” (Lc 3,4).
Quando João Batista pregava o batismo, junto ao rio Jordão, os que vinham a ele perguntavam: “Que devemos fazer?” (Lc 3,10). Essa pergunta também cabe a cada um de nós hoje: “O que devemos fazer” para acolher Jesus como centro da nossa vida?
Queremos, com o olhar da fé e a alegria no coração, redescobrir neste advento o verdadeiro sentido do Natal, para podermos exclamar: Que alegria! O Natal é o nosso encontro com Deus, o Deusconosco, que veio morar no meio de nós, em nossa terra: “Alegraivos, o Senhor está perto”.
Nada mais belo do que encontrar, no início desta caminhada para o Natal, a festa da Imaculada Conceição. Maria, a mulher que Deus escolheu para Mãe do seu Filho, o Salvador. Com o seu sim, ela tornou- se mãe da humanidade. Bendito seja Deus para sempre!
Os Grupos Bíblicos em Família e as Comunidades Eclesiais de Base se reúnem para rezar, refletir a vida à luz da Palavra de Deus e assumir seu compromisso. Qual? Fazer um mutirão pela comunidade, visitando e convidando todas as famílias para participarem da Missa na Noite de Natal, a grande celebração do “Natal em Família”, do nascimento de Jesus de Nazaré, na igreja de sua comunidade.
A capa do livreto dos GBF do Tempo de Advento/Natal quer expressar a realidade do nascimento de Jesus em cada família de nossas comunidades da Arquidiocese. Senhor, ilumina e abençoa os teus discípulos e discípulas missionários que vão sair de porta em porta, levando tua Palavra às famílias de nossas comunidades, fazendo em cada lar a tua Igreja doméstica. Senhor, envia-nos!
Maria Gloria da Silva
Coord. arquidiocesana dos GBF