Farei surgir um sacerdote fiel,
que agirá segundo o meu coração e a minha vontade.
Eu lhe darei uma casa que permaneça para sempre
e ele caminhará na minha presença todos os dias.
1 Sm 2,35
Por mandado do Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor, Dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ, DD. Arcebispo Metropolitano de Florianópolis, a Comissão Arquidiocesana de Liturgia, de acordo com a Legislação Universal, especialmente a Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis, recorda a todos os fiéis, especialmente aos presbíteros, as seguintes orientações para o período de Sede Vacante e eleição do novo Romano Pontífice.
1. SEDE VACANTE: a partir de hoje, dia 28 de fevereiro de 2013, às 16 horas, horário de Brasília, a Sé Romana fica vacante. A partir de então, o Papa continuará a ser chamado de Sua Santidade Bento XVI. Poderá ser chamado de Papa Emérito ou Romano Pontífice Emérito. Certamente, continuaremos, em nossas orações, a rezar pelo Papa Emérito, por tudo o que foi e fez – e continuará a fazer com suas orações por nós e por todos. A ele nossa oração, gratidão, respeito, veneração e amor.
2. ORAÇÕES: segundo a Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis, n. 84, “Durante a Sé vacante, e sobretudo no período em que se realiza a eleição do Sucessor de Pedro, a Igreja está unida, de modo muito particular, com os Pastores sagrados e especialmente com os Cardeais eleitores do Sumo Pontífice, e implora de Deus o novo Papa como dom da sua bondade e providência. Com efeito, seguindo o exemplo da primeira comunidade cristã, de que se fala nos Atos dos Apóstolos (cf. 1,14), a Igreja universal, unida espiritualmente com Maria, Mãe de Jesus, deve perseverar unanimemente na oração; deste modo, a eleição do novo Pontífice não será um fato disjunto do Povo de Deus e reservado apenas ao Colégio dos eleitores, mas, em certo sentido, uma ação de toda a Igreja. Estabeleço, portanto, que, em todas as cidades e demais lugares, ao menos naqueles de maior importância, após ter sido recebida a notícia da vacância da Sé Apostólica […], se elevem humildes e instantes preces ao Senhor (cf. Mt 21,22; Mc 11,24), para que ilumine o espírito dos eleitores e os torne de tal maneira concordes na sua missão, que se obtenha uma rápida, unânime e frutuosa eleição, como o exigem a salvação das almas e o bem de todo o Povo de Deus”
3. LITURGIA: durante a Sé vacante, e especialmente durante o Conclave, recomenda-se instantemente que todas as comunidades façam orações e súplicas pela eleição do novo Romano Pontífice. Para tanto, pode ser tomado o formulário da missa “Para a eleição do Papa” (no Missal Romano em “MISSAS E ORAÇÕES PARA DIVERSAS NECESSIDADES”). Considerando a utilidade pastoral, esta missa pode ser celebrada nos dias de semana da Quaresma, mas não nos domingos.
4. ORAÇÃO EUCARÍSTICA: durante a Sé Vacante, na Oração Eucarística omite-se a oração pelo Papa; deverá ser mencionado apenas o nome do Arcebispo, podendo-se mencionar também os Bispos auxiliares.
I. Na Oração Eucarística I: “Nós as oferecemos pela vossa Igreja santa e católica; concedei-lhe paz e proteção, unindo-a num só corpo e governando-a por toda a terra. Nós as oferecemos também por nosso bispo Wilson e por todos os que guardam a fé que receberam dos apóstolos”.
II. Na Oração Eucarística II: “Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja que se faz presente pelo mundo inteiro: que ela cresça na caridade, com o nosso bispo Wilson e todos os ministros do vosso povo”.
III. Na Oração Eucarística III: “E agora, nós vos suplicamos, ó Pai, que este sacrifício da nossa reconciliação estenda a paz e a salvação ao mundo inteiro. Confirmai na fé e na caridade a vossa Igreja, enquanto caminha neste mundo: o nosso bispo Wilson, com os bispos do mundo inteiro, o clero e todo o povo que conquistastes”.
IV. Na Oração Eucarística IV: “E agora, ó Pai, lembrai-vos de todos pelos quais vos oferecemos este sacrifício: o nosso Bispo Wilson, os bispos do mundo inteiro, os presbíteros e todos os ministros, os fiéis que, em torno deste altar, vos oferecem este sacrifício, o povo que vos pertence e todos aqueles que vos procuram de coração sincero”.
V. Na Oração Eucarística V: “Dai a Wilson, que é Bispo desta Igreja, muita luz para guiar o seu rebanho”.
5. Eleição do novo Romano Pontífice: anunciada a eleição do novo Romano Pontífice, sejam tocados, onde for possível, os SINOS das igrejas, como manifestação de júbilo e acolhida ao novo pastor supremo. Seja celebrada, também, missa de agradecimento a Deus pela eleição do novo Pontífice e por sua missão apostólica, de Bispo da Igreja de Roma, cabeça do Colégio dos Bispos, Vigário de Cristo, Pastor da Igreja Universal (cf. Cân. 331)
Pe. Dr. Tarcísio Pedro Vieira
Coordenador da Comissão Arquidiocesana de Liturgia