“O que vos digo às escuras, dizei-o à luz do dia; o que vos é dito aos ouvidos, proclamai-o sobre os telhados” (Mt 10, 27)
A Igreja Católica celebra no próximo dia 12 de maio o 47º Dia Mundial das Comunicações Sociais. O tema proposto para a reflexão nesse ano é “Redes Sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização”.
Um tema oportuno, visto que nosso povo, principalmente, os mais jovens estão “nas redes”, degustando de um novo tipo de relacionamento: o virtual. É a cultura da comunicação em que vivemos e também campo de atuação de nossa evangelização. Por isso, a necessidade de nos prepararmos para essa realidade. Nesse novo contexto, a Igreja não se pode fazer ausente. Clique aqui e leia a carta na integra!
Assim, a Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Florianópolis coloca-se à sua disposição para ajudar sua Paróquia a crescer nesse campo pastoral. Nosso sonho é neste ano formar nossa rede de comunicação arquidiocesana. Claro que não se quer pensar a comunicação apenas como meios, e nem a Igreja quer assim. Falar em Pastoral da Comunicação é muito mais do que falar de instrumentais, mas de uma dimensão essencial da Igreja que consegue unir numa mesma vertente o diálogo entre uma fé e a sociedade, a experiência de Deus e uma prática pastoral.
A Pascom, ao ajudar a Igreja a entender as novas linguagens, aparece como um elemento articulador dos novos cenários do mundo.
Num primeiro momento é preciso entender que Pastoral da Comunicação não significa mais um trabalho ou mais uma atividade pastoral, mas é o serviço da comunhão, do sentido de existir da comunidade, que vai gerir a comum unidade.
E para iniciarmos esse trabalho conjunto, pedimos que no Dia Mundial das Comunicações Sociais, 12 de maio, o senhor favoreça que os fiéis tomem conhecimento da temática proposta, ajudando-os a refletir sobre as Redes Sociais.
O Papa emérito Bento XVI afirmou que “esses espaços (as redes sociais) quando bem e equilibradamente valorizados, contribuem para favorecer formas de diálogo e debate que, se realizadas com respeito e cuidado pela privacidade, com responsabilidade e empenho pela verdade, podem reforçar os laços de unidade entre as pessoas e promover eficazmente a harmonia da família humana. A troca de informações pode transformar-se numa verdadeira comunicação (…) O ambiente digital não é um mundo paralelo ou puramente virtual, mas faz parte da realidade cotidiana de muitas pessoas, especialmente dos mais jovens”.
É bom lembrarmos que a história de nossa salvação é toda comunicação e que a Igreja, desde o início de sua missão, usou os meios de seu tempo para anunciar o Evangelho de Jesus Cristo. Portanto, não podemos negar nossa vocação e anunciar o Reino de Deus também pelos meios de comunicação, inclusive, pelas redes sociais.
E para que a sua Paróquia bem celebre o Dia Mundial das Comunicações Sociais, apontamos algumas propostas para serem utilizadas nas Celebrações Eucarísticas ou da Palavra ou em outros encontros comunitários:
• Convidar os profissionais de Comunicação para participarem da Celebração Eucarística;
• Na hora do ofertório, levar instrumentos de comunicação, produções locais e símbolos que despertem a fraternidade provocada pelos Meios de Comunicação;
• Palestra sobre o tema do Dia Mundial das Comunicações;
• Motivar os grupos de jovens a criar, produzir, alimentar ou movimentar o site/blog e mídias sociais da paróquia, criando uma nova forma de se comunicar com os paroquianos;
• Neste ano em especial esta comemoração acontece na celebração do Dia das Mães e em nossas paróquias já acontecem várias homenagens. Mas pedimos que nas preces, nos comentários, este dia seja lembrado e comemorado.
Aproveitamos para solicitar que a página na web da Arquidiocese seja divulgada também na sua Paróquia. (http://www.arquifln.org.br/).
Pedimos que Deus, pela intercessão de Nossa Senhora, a grande comunicadora e, também, aquela que entendeu na essência a missão da PASCOM, que é “SER COM,” ou seja, estar sempre a serviço do anuncio da “Boa Notícia” derrame as melhores bênçãos sobre sua vida e ministério e de todo o povo ao senhor confiado.
Olga Oliveira
Coordenadora da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana.
Nossos contatos:
EMail:[email protected]
Facebook: http://www.facebook.com/PascomArquidiocesedeFlorianopolis
Twitter: http://twitter.com/pascomfpolis @pascomfpolis
Youtube: http://www.youtube.com/PASCOMArquifloripa
Fone: (48) 9616-7745 (Olga Oliveira)