Apresentamos a programação da celebração de conclusão do Ano da Fé na Arquidiocese de Florianópolis. Desejamos que seja celebrado de forma marcante e com a participação de todas as paróquias, comunidades e movimentos.
O Ano da Fé, convocado por Bento XVI, foi enriquecido por alguns acontecimentos que merecem ser recordados. O primeiro foi a renúncia do Papa Bento XVI, sem dúvida o maior gesto profético do nosso tempo. Em seguida houve a eleição do Papa Francisco. Com suas palavras e, mais ainda, com seus gestos ele apresenta o que devemos aprender no Ano da Fé. Solicita que se deixe a inércia e o comodismo e que sejamos sinais visíveis do amor de Deus transformado em obras. Durante este ano foi publicada a Lumen Fidei, a primeira encíclica do novo Papa.
O momento atual pode ser descrito como segue: “o homem renunciou à busca de uma luz grande, de uma verdade grande, para se contentar com pequenas luzes que iluminam por breves instantes, mas são incapazes de desvendar a estrada. Quando falta a luz, tudo se torna confuso: é impossível distinguir o bem do mal, diferenciar a estrada que conduz à meta daquela que nos faz girar repetidamente em círculo, sem direção” (Lumen Fidei, 3).
Que esta celebração de fechamento do Ano da Fé seja celebrado com intensidade. Que a participação das comunidades transforme este dia em um grande ato de fé em Cristo. E que seus frutos se estendam no tempo e no espaço para além deste ano.
D. Wilson Tadeu Jönck
Clique aqui e baixe o folder completo