"ATRAVÉS DO SANTO BATISMO NOS CAPACITAMOS A NOS DEIXAR AMAR POR DEUS".
Celebramos neste próximo Domingo dia 11, a festa do Batismo do Senhor. Podemos nos perguntar sobre a necessidade de Jesus ser batizado e qual era sua relação com João Batista. Os planos de Deus perpassam nossas limitações. Jesus o Filho de Deus quer viver em sua vida os valores essenciais que levam a um profundo relacionamento com o Pai.
Ele é o próprio autor do Batismo. Após sua morte e ressurreição o batismo de penitência passará a ser uma nova vida na Graça do Espírito Santo. Todos que quiserem viver a felicidade que Deus nos proporciona terá que negar a si mesmo e vencer seu egoísmo.
EVANGELHO (Mt 03, 13-17):
Naquele tempo, Jesus veio da Galiléia para o rio Jordão, a fim de se encontrar com João e ser batizado por ele. Mas João protestou, dizendo: "Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?" Jesus, porém respondeu-lhe: "Por enquanto deixa como está, porque nós devemos cumprir toda a justiça!" e João concordou. Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água. Então o céu se abriu e Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como pomba e vindo pousar sobre ele. E do céu veio uma voz que dizia: "Este é meu Filho muito amado, no qual eu pus o meu agrado".
"ESTE É MEU FILHO MUITO AMADO, NO QUAL EU PUS O MEU AGRADO".
Não é tarefa fácil descobrir o que o Senhor tem planejado para a nossa salvação e qual é o significado dos gestos de Jesus. Deus tem um plano de amor para com a humanidade e podemos dizer que se coloca no próprio plano do homem, muitas vezes em deterioração, para salvá-lo de seu próprio egoísmo.
Qual é o sentido que damos ao batismo que recebemos? Através dele nos abrimos mais a realidade que somos filhos muito amados de Deus. Todos os santos da Igreja tomaram o batismo como ponto de referência, especialmente na comunhão íntima com a Santíssima Trindade. no momento do batismo de Jesus a Trindade se revela. O Pai entrega seu Filho pela ação do Espírito Santo. Precisamos redescobrir o mistério trinitário que está agindo em nós, para podermos começar a viver já nesta vida uma felicidade muito mais estável.
O batismo que recebemos exige cultivo e abertura. Ele precisa da constante manutenção de uma vida de oração para podermos nos tornar mais humildes e vivermos na Fé. O cristão é um promotor da verdade. Deve estar constantemente em busca da mesma para poder ser um sinal de altruísmo no mundo individualizado que vivemos.
A Fé exige entrega ao mistério de Deus. É um passo de amor dado muitas vezes na obscuridade. O amor exige saída de nós mesmos. Quando nos desacomodamos estamos amando. Jesus mostra isto através de seu gesto de humildade ao pedir o batismo de penitência que João se utilizava como forma de reconciliação.
"Nós te pedimos Senhor uma maior capacidade de aceitação do que nos pede em nossa vida…"
Fonte: Frei Giribone (Ordem dos Carmelitas Descalços)