Realizada em Campinas, São José, evento definirá o nosso Plano Arquidiocesano de Pastoral
No próximo dia 25 de junho de 2011, sábado, na Paróquia Santo Antônio, em Campinas, São José, estaremos realizando a 26ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral. Em carta convocatória enviada no último dia 20 de maio a todos os membros da Assembleia – natos, representativos e convidados – Pe. João Francisco Salm, nosso Administrador Arquidiocesano lembra os objetivos gerais que nortearão os trabalhos:
a) fortalecer a comunhão na caminhada da ação pastoral e evangelizadora da Igreja na Arquidiocese;
b) celebrar o mistério da Igreja, povo de Deus em comunhão e missão;
c) unir todas as forças vivas (paróquias e comunidades, congregações religiosas e institutos seculares, pastorais e organismos, movimentos e novas comunidades, colégios e meios de comunicação etc.) na mística e na prática da vida eclesial.
Além dos objetivos gerais, há também os seguintes objetivos específicos:
a) dar continuidade ao processo do planejamento arquidiocesano de pastoral, iniciado em junho de 2009 com a aprovação e publicação das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese;
b) estudar os pré-textos do diagnóstico pastoral e do diagnóstico social do planejamento arquidiocesano de pastoral;
c) concluir a etapa do “ver” do processo do planejamento arquidiocesano de pastoral;
d) preparar a Igreja da Arquidiocese para chegada de nosso novo Pastor, a fim de que ele encontre nossa Igreja em plena caminhada e nela se insira melhor, através do conhecimento dos diagnósticos pastoral e social.
Segundo o regimento, são membros da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral:
a) natos: o Arcebispo Metropolitano e o Bispo Auxiliar; os membros da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral; os membros do Conselho Arquidiocesano de Pastoral; os Padres e Diáconos da Arquidiocese;
b) representativos: os coordenadores arquidiocesanos das pastorais, serviços e movimentos; um/a religioso/a por congregação presente na Arquidiocese; dois leigos/ as por Paróquia, eleitos pela Assembleia Paroquial; seis seminaristas de Teologia e três seminaristas de Filosofia da Arquidiocese;
c) convidados: Bispos Eméritos da Arquidiocese; assessores, peritos, estudiosos e outros; Presidente da CNBB – Regional Sul IV; Subsecretário da CNBB – Regional Sul IV. Conta-se com uma presença aproximada de 400 participantes.
Depois da apresentação dos textos-base do “Diagnóstico Pastoral”, que está sendo preparado pela Agência Dominus de Comunicação, e do “Diagnóstico Social”, que está sendo elaborado pela ASA – Cáritas, haverá trabalhos de grupos com o objetivo de melhorar esses diagnósticos, a fim de que possam constituir, depois, a parte do “ver” de nosso futuro Plano Arquidiocesano de Pastoral.
A Coordenação Arquidiocesana de Pastoral pede orações dos leitores do Jornal da Arquidiocese, do site e de todos os membros de nossa Igreja pelo bom êxito da Assembleia, recordando nosso compromisso comum em fazer acontecer entre nós a Igreja de Jesus Cristo e, através dela, o Reino de Deus-Pai.
Pe. Vitor Galdino Feller
Coord. Arquidiocesano de Pastoral
Fonte: Jornal da Arquidiocese