Durante solenidade, Dom Murilo foi homenageado pelo seu episcopado em Florianópolis
A Assembléia Legislativa de Santa Catarina – ALESC, realizou na noite do dia 15 de março sessão especial alusiva à Campanha da Fraternidade de 2011, que tem como tema “Fraternidade e Vida no Planeta”, e lema “A criação geme em dores de parto” (Rm 8, 22). O evento, já tradicional, é uma proposição da equipe de coordenação da CF através do deputado Padre Pedro Baldissera. Durante o evento, Dom Murilo foi homenageado.
Participaram da solenidade: Dom Murilo Krieger, administrador apostólico da Arquidiocese de Florianópolis e arcebispo nomeado de Salvador na Bahia, Pe. Francisco Wloch, pároco da Catedral, deputados estaduais Pe. Pedro Baldissera e Neodi Saretta, da deputada federal Luci Choinacki, professora Sueli Amália de Andrade, representando a secretaria municipal de educação. Todos eles compuseram a mesa.
A solenidade contou com a presença do Coral Santa Cecília da Catedral, que entoou o Hino Nacional, da Campanha da Fraternidade e do Estado. Na abertura do evento, jovens do grupo Juventude Franciscana, da Paróquia Santo Antônio, em Florianópolis, realizaram uma encenação mostrando as riquezas da Terra. Enquanto os jovens apresentavam suas riquezas, outro jovem lia o texto “Cântico das Criaturas”, de São Francisco de Assis.
Para o Pe. Pedro Baldissera, ao trazer à tona a questão do meio ambiente, a Igreja compre o seu dever na sociedade. “O debate sobre a relação entre homem e natureza, hoje, torna-se praticamente inesgotável diante dos caminhos que a humanidade tem à sua frente”, disse.
A deputada federal Luci Choinacki lembrou que o nosso modo de consumo é o principal causador da poluição. “Quando jovem, eu plantava no quintal de casa e nunca precisei utilizar agrotóxicos”, disse. A professora Sueli fez a leitura de uma poesia de sua autoria falando sobre a Terra.
Em defesa da Vida
Segundo o Pe. Francisco Wloch, desde sua origem a Campanha da Fraternidade tem refletido sobre a vida, e a vida em todas as suas dimensões. Lembrou que quatro delas colocaram a vida como tema, e outras três tiveram a palavra vida no tema. “Com esperança e alegria renovada, nos lançamos mais uma vez em defesa da vida no planeta, cientes que essa é uma luta pessoal e social contra uma cultura de morte que se infiltra no coração das pessoas”, disse.
Na sequência, o deputado Pe. Pedro Baldissera passou às mãos de Adelir Raupp, coordenadora da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de Florianópolis, que entregou a Dom Murilo uma placa comemorativa aos seus nove anos de episcopado na Arquidiocese de Florianópolis.
Para Dom Murilo, São Francisco de Assis notabilizou-se pela compreensão da importância da natureza em nossa vida, isso numa época em que a poluição não era conhecida. “Ao criar o ser humano, a ordem do Senhor era para que o homem e a mulher submetessem a terra, não para que deles usufruíssem egoisticamente e os destruísse. Afinal, uma geração deve entregar à outra um planeta melhor, mais saudável e agradável, e não uma terra transformada em deserto, rios sem vida e ambientes poluídos”, disse.
Segundo Dom Murilo, individualmente pouco poderemos fazer para reverter a situação atual de nosso planeta. “Mas, à medida que as comunidades cristãs, as pessoas de boa vontade e a sociedade se conscientizarem sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, poderemos ter esperança de que a situação de nosso mundo melhorará”, acrescentou.
Clique aqui para ver mais fotos…