Movimento do Apostolado da Oração foi ao Santuário Nacional de Aparecida para encontro anual
No último final de semana, 09 e 10 de junho, o município de Aparecida (SP) recebeu a 35ª Romaria Anual do Apostolado da Oração. O evento levou ao Santuário Nacional de Aparecida mais de 100 mil fiéis.
A Arquidiocese de Florianópolis participou do encontro nacional e levou mais de 30 ônibus de diversas cidades e paróquias, confirmou Pe. Sereno Boesing, que é o Diretor Espiritual do movimento na arquidiocese. A maioria dos grupos saiu na quinta-feira (06), a fim de garantir a participação integral em todos os momentos do evento.
No sábado (09), os devotos participaram ao longo do dia de atividades de romaria e também de uma missa, às 18h, presidida pelo bispo de Guarapuava, no Paraná, Dom Antonio Wagner da Silva.
Pe. Sereno também esteve presente no evento e ressaltou a importância do encontro. No sábado, às 14h, todos os coordenadores do movimento de todo o Brasil se reuniram no subsolo da basílica. O sacerdote, que é também o coordenador Brasil Meridional, ressaltou ainda a expressiva presença do Movimento Eucarístico Jovem – uma ala da juventude do Apostolado da Oração.
Quem também comemora a participação da juventude no evento é o casal coordenador do Movimento na Arquidiocese, Tânia R. Zimermann Meurer e Pedro Paulo Meurer. Em sua primeira participação na Romaria, eles destacam que o encontro dos coordenadores, no sábado a tarde marcou, não só pelo contato com lideranças de todo o país, mas também pela formação proporcionada. “Nós compreendemos que o movimento busca a renovação, ele é muito antigo, por isso precisa aproximar e valorizar a juventude”, revelou Tânia.
Outro aspecto importante foi à ênfase no Ano da fé, que foi instituído pelo Papa Bento XVI no ano passado, e que inicia em outubro de 2012. “Fomos chamados a viver profundamente o Ano da Fé” explicou Tânia. Segundo ela, a renovação do movimento do Apostolado da Oração deve ser vivenciado a partir deste período instituído pela Igreja.
No domingo (10), houve ainda a Missa Solene celebrada às 10h, também por Dom Antonio Wagner, que é o bispo referencial do Movimento do Apostolado no Brasil. Durante este dia ainda ocorreu o lançamento do livro ‘Apostolado da Oração e MEJ em perguntas e respostas’, do Padre Otmar Jacob Schwengber, organizador da Romaria.
Para Pe. Sereno, este grande encontro nacional ajuda a “animar o movimento, você percebe em todos os recantos, mesmo onde há mais dificuldade, a presença forte do movimento. O Apostolado é muito dinâmico, é fervoroso e cumpri um papel muito importante nas paróquias onde esta presente”, declarou.