Conheça alguns Santuários de nossa Arquidiocese
Santuário Santa Paulina – Nova Trento
Madre Paulina (Amábile L. Visintainer) nasceu em Vigolo Vattaro – Trento, na Itália em 16/12/1865, emigrando para o Brasil em 1875. Criou-se em Vígolo – Nova Trento – Santa Catarina.
Em 1890, fundou uma obra de salvação: a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, em Nova Trento.
Em 09/07/1942, em São Paulo, veio a falecer. Suas últimas palavras foram: “Seja feita a vontade de Deus”.
Beatificação: em 18/10/1991, em Florianópolis, o Papa João Paulo II a beatificou.
Dom Eusébio Oscar Sheidt, em 05/06/1998, decretou o Santuário de Madre Paulina.
A festa de louvor a Madre Paulina, ocorre todos os anos no segundo domingo de julho.
Endereço:
Irmãzinhas da Imaculada Conceição – Caixa Postal 12, Vigolo – Nova Trento – SC
CEP: 88270-000
Informações:
Congregação das Irmazinhas da Imaculada Conceição.
Fone: (47) 3267-3030
Site: www.santuariosantapaulina.org.br
Como Chegar:
Acesso pela rodovia BR-101/SC-411, passando por Tijucas, Canelinha e São João Batista. Para quem vem do oeste, o acesso é pela BR-470/SC-411, passando por Brusque.
"Capital Catarinense do Turismo Religioso" , aprovada através da Lei n° 15.184 de 01/07/2010. Nova Trento destaca-se por possuir dois santuários: o Santuário Santa Paulina e o Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro.
Nova Trento é a melhor opção para quem procura o turismo religioso.
Mas foi a canonização de Santa Paulina que tornou Nova Trento mundialmente famosa – por ser a primeira Santa do Brasil e a primeira de sua cidade de origem, Vígolo Vattaro, na Itália. Ela veio na primeira leva de imigrantes e viveu praticamente toda a sua vida na cidade, na localidade batizada de Vígolo, a 6 quilômetros do centro. Todos os meses, mais de 30.000 visitantes vão a Nova Trento, e especialmente a Vígolo, para rezar a Santa Paulina e agradecer por graças alcançadas.
Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro – Nova Trento
Informações:
Santuário do Bom Socorro
Fone: (48) 9153-9400.
Santuário de Nossa Senhora do Bom Socorro, construído entre 1899 e 1912.
O Santuário está localizado no Morro da Cruz, a 525 metros de altura. Lá, uma exuberante estátua em bronze de Nossa Senhora do Bom Socorro, doada pela Família Imperial da França e carregada pelos colonizadores até o alto do morro, recepciona os visitantes. Em cima da igreja um mirante possibilita uma visão panorâmica de todo o Vale do Rio Tijucas até seu encontro com o mar. Vale a pena também visitar a Igreja Matriz no centro da cidade, o Calvário no bairro de Trinta Réis e a Capela Santa Ágata, primeira igreja construída no município. Espalhada pelos bairros, Nova Trento conta ainda com mais de 40 oratórios de capelinhas.
Como Chegar:
Acesso pela rodovia BR-101/SC-411, passando por Tijucas, Canelinha e São João Batista. Para quem vem do oeste, o acesso é pela BR-470/SC-411, passando por Brusque.
Santuário Nossa Senhora de Azambuja – Brusque
Localizado a 3 Km de Brusque no Vale Europeu.
Informações:
Paróquia de Azambuja
Fone: (47) 3351-0066
Santuário de Azambuja
Fone: (47) 3351-0066
Site: www.azambuja.org.br
Museu Arquidiocesano Dom Joaquim
O santuário de Nossa Senhora de Azambuja, situado no Vale de Azambuja, em Brusque, é ponto de parada obrigatória de turistas de todo o Brasil, que pagam promessas e fazem pedidos à Santa ou apenas querem conhecer o local.
Azambuja se tornou um centro de peregrinações a partir de abril de 1887 quando a capela recebeu a bênção do Padre Marcello Rocchi. crescendo o número de romeiros e vendo a importância espiritual que alcançava o Padre Antônio Eising inicia a construção de uma nova igreja, no mesmo ano em que chega a Brusque, 1982. Ali não se invoca Nossa Senhora de Caravaggio, mas Nossa Senhora de "Azambuja" devido ao Vale de Azambuja, onde está localizado o Santuário.
Como Chegar:
Para chegar a cidade de Brusque – vindo do norte ou do sul – deve seguir pela BR-101 até Itajaí e pela SC-486 a partir daí. Já para quem vem do oeste, Brusque está a 25km da BR-470 – a entrada fica 20km depois de Blumenau, pela SC-411.
Santuário Mariano – Angelina
Informações:
Fone: (48) 3274-1185
Site: http://www.santuarioangelina.com.br/
A linda Gruta de Angelina foi um presente de Frei Zeno Wallbroehl O.F.M..
Frei Zeno (1866-1925) Missionário Franciscano, em suas andanças pelo sul do país, certa vez foi acometido de uma doença grave que o levou à beira da morte. Com muita fé bebia água da gruta de Lourdes (França), o maior Santuário Mariano do mundo, que visitara. Fizera promessa de construir uma gruta a Nossa Senhora se ela lhe devolvesse a saúde.
Numa noite febril viu, em sonho, um local muito lindo, apropriado para uma bela gruta à Virgem mãe de Deus. Já com a saúde restabelecida, com ardor muito grande pôs-se a procura deste lugar nas cercanias de Angelina. Penetrou na mata virgem atrás da Igreja Paroquial. Depois de árdua subida, Frei Zeno exclama entusiasmado: “É aqui! Este é o lugar que vi em sonho!”
À sua frente, entre paredes de rocha, estendia-se um corredor largo e longo, terminando num paredão com 12 metros de altura por onde descia rumorosa cascata.
Como Chegar:
O caminho mais fácil até Angelina é via BR 282 no sentido Florianópolis a Lages. No trevo de acesso ao município de Rancho Queimado, percorra por mais 13km até Angelina.
Santuário Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Lagoa
Os cinco altares, os púlpitos e o coro são elementos de destaque, na igreja construída em 1750. É exemplo da arquitetura colonial portuguesa. Recebia visitas de D. Pedro Segundo e presentes.
Localizada junto ao Morro da Lagoa, num dos lugares mais estratégicos da Lagoa da Conceição, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição foi concluída em 1780, 29 anos depois que o governador Manuel Escudeiro Ferreira de Souza encaminhou a planta do templo para Portugal. O projeto foi aprovado pela Corte portuguesa para ser construído numa das sesmarias do fundador de Nossa Senhora do Desterro (antiga Florianópolis), Francisco Dias Velho. Esta área de sesmaria se tornou a conhecida Freguesia de Nossa Senhora da Conceição.
A Igreja, bem como seu entorno, estão protegidos pela Lei Municipal nº 2.193, de 1985, que instituiu o Plano Diretor de Uso do Solo dos Balneários da Ilha de Santa Catarina, por considerá-los incluídos em Área de Preservação Cultural tipo Um, ou seja, "área de interesse histórico".
Endereço:
Rua Francisca Luiza Vieira, 277 Lagoa da Conceição
88062-140 Florianópolis SC
Fone: 48 3232 1972
Santuário Nossa Senhora de Fátima – Florianópolis
Por Decreto Espiscopal, de 25/11/1944, foi criada a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima e Santa Terezinha do Menino Jesus, localizada no bairro Estreito, Florianópolis.
A Igreja Matriz foi inaugurada em 14/01/1945 e em 23/06/1943, chega pela primeira vez à paróquia, vinda de Portugal, a Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima. Tal visita aconteceu novamente nos dias 13 e 14 de fevereiro de 1988.
Atendendo a aspiração da comunidade e ao pedido dos padres da comarca do Estreito, no dia 12/10/1987, em Missa Campal, presidida pelo Arcebispo D. Afonso Niehues, foi assinado o Decreto que confere a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima e Santa Terezinha do Menino Jesus, a dignidade de Santuário.
Endereço:
Rua Souza Dutra, 442 Estreito
88070-600 – Florianópolis/SC
Fone (48) 3244-2435
Santuário Sagrado Coração de Jesus – Ingleses, Florianópolis
Depois do Santuário de Santa Paulina, em Vígolo, Nova Trento, o "Santuário" de Ingleses é a maior igreja da Arquidiocese, com capacidade para 1.750 pessoas sentadas. Conta com uma grande capela para adoração ao Santíssimo e missas feriais. As obras de arte do templo foram criação do artista sacro Cláudio Pastro. A decoração segue as novas orientações litúrgicas.
A bênção da pedra fundamental aconteceu em em 30 de junho de 2000, quando era pároco o Pe. Márcio Vignoli.
A celebração de dedicação do Santuário do Sagrado Coração de Jesus da Paróquia dos Ingleses foi realizada na noite do dia 17 de dezembro de 2008. A missa foi presidida pelo Cardeal Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Eusébio Oscar Scheid. Dom Murilo Krieger e nosso bispo-auxiliar emérito, Dom Vito Schlickmann, além de padres e diáconos, participaram da celebração.
Rua Intendente João Nunes Vieira, S/N
Ingleses – Florianópolis
Site: www.pscj.org.br
Conheça algumas igrejas centenárias da Arquidiocese.
Catedral Metropolitana
Igreja mais antiga da Ilha de Santa Catarina, construída em 1675, no centro de Florianópolis. Inicialmente, foi erguida no local apenas uma igrejinha, no governo de Dias Velho. O projeto de substituí-la pela Catedral, do Brigadeiro Silva Paes, só foi aprovado em Lisboa em 1751, sendo executado entre 1753 e 1773. Localiza-se no centro de Florianópolis, em frente a Praça XV de Novembro.
Site: http://www.catedralflorianopolis.com/
Nossa Senhora do Rosário- Enseada de Brito, Palhoça(SC)
A comunidade, elevada a categoria de Paróquia Nossa Senhora do Rosário, por Alvará Régio do Direito do Padroado de Dom João V, Rei de Portugal, aos 13 dias do mês de maio do ano de mil setecentos e cinqüenta (1750).
A Paróquia Nossa Senhora do Rosário está localizada na cidade de Palhoça – SC, precisamente ao sul, no Distrito de Enseada de Brito, abrangendo 75% do seu território, deste 80% área de preservação.
Enseada do Brito, nome de seu fundador, o paulista Domingos de Brito Peixoto, que vindo de Santos, aqui se estabeleceu em 1652. Sendo governador da capitania o Coronel Manoel Escudeiro Ferreira de Souza.
Endereço:
Praça Nossa Sra. do Rosário, s/n Enseada do
88139-000 Palhoça SC
Fone: 48 3242-8044
São José – Centro Histórico de São José
Em 1747 o Rei de Portugal Dom João V ordenou o transporte de cerca de 4.000 famílias das Ilhas dos Açores, para serem distribuídos em Santa Catarina e até a região do Prata. Foi assim, que no mês dedicado a São José, março de 1750, aconteceu o desembarque de 182 casais no continente próximo ao Desterro dando início ao povoado de São José. Na mesma ocasião Dom João V ordenava aos Bispos de Funchal e Ângra que enviassem, juntamente com os colonos, Sacerdotes para os atenderem. A Comunidade cresceu rapidamente, principalmente em função da abertura da estrada que ligava Desterro ao planalto catarinense (Campos de Lages), tornando-se grande centro de comércio, política e cultura.
A 26 de outubro de 1750 uma Provisão Régia criava a Paróquia de São José, nomeando seu primeiro Vigário, o Pe. José Antônio da Silveira. Nesta época os primeiros habitantes da região já haviam construído no local uma pequena igreja, de pau a pique, que mais tarde foi substituída por outra, de madeira.
Atualmente a igreja está sendo totalmente restaurada
Endereço:
Praça Hercílio Luz, 201 Centro Histórico
88103-052 São José SC
Fone: 48 3247-1596
Nossa Senhora das Necessidades
Construída entre 1750 e 1756, tem a fachada simples e um interior rico em elementos artísticos e arquitetônicos. Localiza-se na comunidade de Santo Antonio de Lisboa.
Nossa Senhora da Lapa do Ribeirão
Erguida em 1763, é considerada uma das igrejas mais conservadas em suas características originais. Foi construída com pedras, cal e óleo de baleia. Localiza-se na comunidade do Ribeirão da Ilha, ao sul da Ilha de Santa Catarina.
A Vila do Ribeirão da Ilha teve seu início nos primeiros anos da Capitania, quando Manoel de Vargas Rodrigues, com Provisão Episcopal de 13 de setembro de 1763, edificou, para sua família e vizinhanças, em um sítio de sua propriedade, na localidade então conhecida como "Simplício", hoje Barro Vermelho, uma Capela sob a invocação de Nossa Senhora da Lapa. O próprio Manoel de Vargas mandou vir a imagem de Nossa Senhora da Lapa.
Tornou-se Freguesia, por uma Resolução de 19 de janeiro de 1809 e Provisão Episcopal de 15 de novembro do mesmo ano.
Endereço:
Rua Alberto Cavalheiro, 238 Ribeirão da Ilha
88064-530 Florianópolis SC
Fone: 48 3237-3889
http://www.nossasenhoradalapa.org.br
Santo Antônio
Construída em 1921 pelos religiosos da Ordem Franciscana. O conjunto da Igreja e do Convento Franciscano, é tombado pelo Município. Está localizada no centro de Florianópolis.
Site: http://www.psantonio.org.br/
Capela Sagrado Coração de Jesus
Construída em 1881 na Praia dos Ingleses, apesar de descaracterizada em sua arquitetura, ainda conserva a tradição dos festejos do Divino Espírito Santo e de Nossa Senhora dos Navegantes.
Capela de São João Batista
Construída por volta de 1838, na localidade do Rio Vermelho. Em 1857 a igreja foi atingida por um raio e precisou ser totalmente reconstruída.
Igreja de São Francisco
Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, a mais antiga das confrarias religiosas criadas na Ilha, instalada em 1745. Durante 70 anos ocupou uma capela com sacristia privada anexa à Igreja Matriz. Localiza-se no centro de Florianópolis, no calçadão da Felipe Schimidt.
Nossa Senhora do Rosário-Centro-Florianópolis
A irmandade foi fundada em 1759, mas só em 1787 foi iniciada a construção da igreja, com linhas arquitetonicas barroca. Localiza-se no centro de Florianopolis na Rua Marechal Guilherme. Em frente a igreja há uma grande escadaria, conhecida popularmente como ‘escadaria do rosário’.
Capela de Sant’Ana
A capela da Armação do Pântano do Sul foi construída em 1772, por ordem da “Companhia de Pesca de Baleias”. A capela tinha, de um lado, a casa grande e o armazém da fazenda, e de outro, as senzalas dos escravos, o tanque e os caldeirões de preparo do azeite.
São Sebastião do Campeche
Construída, provavelmente, em 1826. É um conjunto histórico, formado pela nave, a sacristia, a torre sineira, o cemitério e o Teatro do Divino