Notícias da Glória: Pe. Tarcísio, fale um pouco sobre o senhor, sua origem e família.
Pe. Tarcísio: Nasci no dia 06 de maio de 1970, no município de Santo Amaro da Imperatriz. Sou filho de Pedro João Vieira e Zilma da Cunha Vieira, e o sexto de oito filhos. Desde 1976, minha família mora no município de São José. Da minha família recebi tudo, especialmente o tesouro da fé!
Notícias da Glória: Como foi o seu itinerário de formação presbiteral, desde o seminário até sua ordenação?
Pe. Tarcísio: Ingressei no Seminário de Azambuja no ano de 1986. Em 1987, concluí o Ensino Médio. Em 1990, a Faculdade de Filosofia, na Fundação Educacional de Brusque. Em 1994, concluí, em Florianópolis, a Faculdade de Teologia, no Instituto Teológico de Santa Catarina. No dia 29 de julho de 1995, fui ordenado diácono na Paróquia Senhor Bom Jesus de Nazaré, em Palhoça, com meus colegas de turma. Minha ordenação presbiteral aconteceu no dia 07 de setembro de 1995, na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem – Saco dos Limões, em Florianópolis, onde havia realizado meu estágio pastoral.
Notícias da Glória: Como presbítero, quais as funções que o senhor já assumiu?
Pe. Tarcísio: No cumprimento da minha missão, já fui Formador e Professor no Seminário (Menor e Propedêutico); Secretário Particular do Arcebispo Metropolitano (Dom Eusébio Oscar Scheid, SCJ); Vigário Paroquial (Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem – Saco dos Limões | Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santa Teresinha do Menino Jesus – Estreito); Administrador Paroquial (Paróquia Santa Catarina – Dom Joaquim – Brusque); Pároco da Paróquia São José; Presidente de Ações Sociais (ASPASC – Dom Joaquim – Brusque | ASCUSJ – São José); Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Regional de São José; Coordenador da Comissão Arquidiocesana de Liturgia; Professor do Instituto Teológico de Santa Catarina – ITESC e da Faculdade Católica de Santa Catarina – FACASC.
Notícias da Glória: O senhor, além de Filosofia e Teologia, fez algum outro estudo especializado?
Pe. Tarcísio: Sim. Entre os anos de 1998 e 2002, estudei em Roma, onde obtive os títulos de Bacharel, Mestre e Doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense.
Notícias da Glória: Atualmente, quais as funções que o senhor exerce como padre?
Pe. Tarcísio: Hoje, tenho o grande desafio e a especial missão de consagrar o meu tempo atuando, ao mesmo tempo, na Justiça Eclesial, como Vigário Judicial e Juiz Presidente do Tribunal Eclesiástico Regional de Florianópolis (desde 2003); prestando assessoria e consultoria jurídico-canônica e litúrgica; exercendo a missão de professor na FACASC, onde também coordeno o programa de pós-graduação; sou membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores da Arquidiocese; presido as atividades da Ação Social e Cultural Nossa Senhora da Glória – ASCUNSEG; e sou Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Glória.