A formação permanente para os diáconos da Arquidiocese de Florianópolis deve realizar-se todos os anos, e tem por objetivo atualizar os vários aspectos da formação, uma vez que a realidade é dinâmica e precisa ser sempre de novo confrontada com os dados da fé cristã. Constitui um mecanismo permanente de atualização para os diáconos.
Esta formação específica está prevista uma vez por ano. Além desse momento, os diáconos têm uma jornada de formação conjunta com as esposas, e retiro espiritual anual, como ainda dois encontros com todo o clero arquidiocesano e vários encontros comarcais.
Desta sessão de formação, ocorrida de 2 a 4 de março no Provincialado das Irmãs da Divina Providência, participaram 52 diáconos. Dez diáconos justificaram sua ausência. Há diáconos enfermos impedidos, portanto de participar. Um número expressivo, infelizmente não compareceu, nem justificou ausência. Dom Wilson marcou sua presença, falando aos diáconos sobre a importância da formação permanente e sobre a convivência fraterna no diacônio.
A próxima formação permanente será nos dias 1,2 e 3 de março de 2013 no Provincialado das Irmãs da Divina Providência, em Florianópolis.
Os temas tratados foram: A Exortação pós-Sinodal Verbum Domini (Pe. Siro Manoel de Oliveira). Temas relativos à teologia sobre anjos e demônios (Pe. Vitor G. Feller). Temas de moral sexual (Pe. Márcio Bolda da Silva). Temas relacionados à Celebração do Culto Dominical da Palavra de Deus (Pe. Valter M. Goedert).