A solenidade do Sagrado Coração de Jesus tem um sentido ainda mais especial aos sacerdotes católicos, pois nesta data a Igreja celebra o Dia Mundial de Oração pela Santificação do Clero. Este ano a data solene será no dia 15 de junho que é a sexta-feira seguinte ao segundo domingo depois de Pentecostes.
Também conhecida em algumas regiões como “Dia do Padre”, conta-se que a iniciativa desta comemoração surge na Itália após a segunda guerra mundial quando foram criados muitos outros dias especiais. Porém a ideia não era simplesmente lembrar-se do sacerdote, mas aproveitar a oportunidade para ser um espaço de reflexão e oração.
Assim, ao acolher oficialmente a data, a Congregação para o Clero utiliza a solenidade do Sagrado Coração de Jesus para dirigir uma mensagem especial aos presbíteros e para convocar os fiéis católicos a se unirem em intercessão pela vida sacerdotal.
“É importante que as lideranças [da Igreja] atendam com solicitude, espírito pastoral e em comunhão com a Santa Sé o pedido dos bispos para que se façam as jornadas de oração pelos sacerdotes. Lembrando que não somente neste dia é necessário rezar pelo clero, mas durante todo o ano é relevante manter essa intenção”, comenta Padre Sereno Boesing, diretor espiritual do Apostolado da Oração.
O arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ, pediu aos párocos de sua arquidiocese para que utilizem este dia adoração em todas as Igrejas. A Catedral de Florianópolis, atendendo ao pedido, terá adoração ao Santíssimo Sacramento das 6h30 até as 18h15 – horário em que acontece a Santa Missa – onde os fieis terão oportunidade de interceder.
Em carta aos sacerdotes, a Congregação para o Clero cita as Sagradas Escrituras: “Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação!” (1Ts 4,3), refletindo a necessidade pessoal dos padres na busca desse ideal, mas, além disso, para que eles se tornem “ministros da santificação” para os irmãos.
Neste dia 15 faça a sua prece pela missão do presbítero e também “interceda pelas vocações sacerdotais e religiosas para que Deus suscite ainda mais ministros ao serviço do Reino de Deus”, reitera Padre Sereno.
Com informações do Portal Universo Católico e Catedral de Florianópolis.
Pascom da Arquidiocese de Florianópolis