Na Celebração Inicial e nos 12 encontros, somos chamados a olhar o mundo com os olhos de Deus e a minimizar o sofrimento dos irmãos e irmãs e da vida no Planeta
As reflexões que os Grupos Bíblicos em Família de nossa Arquidiocese farão ao longo da Quaresma e do Tempo Pascal, tem por objetivo fazer crescer em nós a certeza de que nossa vida tem sentido porque Jesus Cristo, nosso Senhor, morreu e ressuscitou. Ele está vivo! Com Ele, somos chamados a ressuscitar para uma vida nova.
O novo livreto do Tempo da Quaresma e Páscoa dos GBFs (clique aqui para ler ou baixar) traz como título: VIDA – MORTE – RESSURREIÇÃO. Na celebração inicial e nos doze encontros contidos no livreto, que se estenderão até Pentecostes, somos chamados a olhar o mundo com os olhos de Deus, vivendo como Ele nos pede e fazendo tudo o que é necessário para diminuir o sofrimento de tantos irmãos e irmãs e da vida do nosso planeta. Neste tempo litúrgico, os encontros dos Grupos Bíblicos em Família levarão as pessoas a refletirem sobre o valor fundamental do evangelho, que é “vida em plenitude” também irão propor às pessoas um caminho quaresmal de conversão de suas atitudes, de adesão ao projeto de Deus para a humanidade e para o universo, de acordo com a sua vontade. "Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância" (Jo 10,10).
Este ano, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB convoca todos os cristãos batizados a olharem para a natureza e perceberem que muitas das nossas atitudes estão contribuindo para o fenômeno do aquecimento global, que provoca mudanças climáticas consideráveis, com sérias ameaças para a vida em geral, e a vida humana em especial.
Com essa orientação da CNBB somos convidados a participar da Campanha da Fraternidade, refletindo neste tempo quaresmal e ao longo de Livreto do Tempo Quaresma e Páscoa nossa caminhada o tema: Fraternidade e a vida no planeta e o lema "A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22), que nos impele a assumir nossas responsabilidades de filhos e filhas de Deus de maneira convertida, tomando consciência da situação do nosso planeta.
Queremos propor aos participantes dos Grupos Bíblicos em Família, ao usarem o livreto, reunindo- se nas casas, apartamentos e condomínios, neste tempo quaresmal, as seguintes atitudes:
– renovar a consciência da responsabilidade de todos e todas pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária;
– educar para a vida em fraternidade, a partir da prática da justiça, do amor, da caridade e da comunhão, vivenciando os valores do Evangelho;.
– despertar o espírito comunitário, na busca do bem comum para todos e todas e a vivência do projeto de vida de Jesus Cristo: “Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10,10).
Celebrar bem a quaresma é reconhecer a presença de Deus no cotidiano da vida, no trabalho, no sofrimento, na vida do irmão e da irmã e na vida do nosso planeta. Viver a Páscoa de Jesus é celebrar a vitória da vida sobre a morte, a Ressurreição.
Maria Glória da Silva
Coord. arquidiocesana dos GBFs