Cumpre-nos o doloroso dever de anunciar o falecimento aos 80 anos do Monsenhor Affonso Emmendoerfer.
Nascido em Itajaí(SC) aos 11 de junho de 1933, filho de Aloys e Alvina, estudou nos seminários de São Ludgero e Azambuja,na cidade de Brusque e também em São Leopoldo e Viamão, no Rio Grande do Sul. Teve sua ordenação sacerdotal em primeiro de dezembro de 1957 na cidade de Itajaí pelas mãoes de Dom Joaquim Domingues de Oliveira e desde então dedicou sua vida a Deus e ao próximo. Com uma história rica em conhecimento, experiência e serviços prestados à comunidade.
A sua história de vida, se confunde com a própria história da Arquidiocese, por conta dos eventos que protagonizou em sua trajetória de 56 anos dedicados ao Ministério Presbiteral, 27 anos dedicados aos trabalhos na Cúria, no Secretariado Arquidiocesano de Pastoral, na Fundação Dom Jaime de Barros Câmara, na criação da Revista "Pastoral de Conjunto" que deu origem ao Jornal da Arquidiocese.
Palavras de Dom Affonso em entrevista concedida ao Jornal da Arquidiocese por ocasião de seu Jubileu de Ouro de Ordenação Sacerdotal em 2007:
"Olhando para trás sinto-me feliz e realizado como Padre. Combati o bom combate e guardei com fidelidade o meu Sacerdócio, graças a Deus, à proteção de Maria, à amizade, à colaboração e compreensão de muitíssimas pessoas que conheci e que muito me ajudaram. Procurei desempenhar da melhor forma possível os encargos e as tarefas pastorais que me foram confiadas. Peço a Deus que me dê condições de continuar exercendo com frutuosidade o meu Ministério."
O corpo estará sendo velado a partir das 15 horas de hoje (11.12) na matriz da Paróquia de Tijucas(SC).
A Missa se corpo-presente será amanhã, (12.12) ás 8h30 no mesmo local, presidida por nosso Arcebispo Dom Wilson e o sepultamento será em seguida no jazigo da família no cemitério da Fazenda, em Itajaí(SC).
Deus seja louvado pelo bem que ele fez!