Durante encontro, participantes refletiram e aprofundaram a sua missão social
A Coordenação Arquidiocesana de Pastoral, em parceria com a Ação Social Arquidiocesana – ASA, promoveu na manhã do dia 11 de junho, o Seminário Arquidiocesano de Pastorais Sociais. Realizado na Igreja Matriz da Paróquia São João Evangelista, em Biguaçu, o encontro reuniu 35 participantes, representando as ações sociais paroquiais e as pastorais sociais da Arquidiocese.
Durante o seminário, os participantes trabalharam o tema “Um olhar sobre a realidade social arquidiocesana”. O objetivo foi refletir e aprofundar a missão e atuação das Pastorais Sociais na Arquidiocese, a partir dos gritos da realidade diocesana.
O evento contou com a assessoria de Fernando Anísio Batista, representando a ASA, que fez o diagnóstico da realidade social na Arquidiocese. A partir de dados do Censo, da Epagri, IPEA, secretaria de governo e das próprias pastorais sociais, ele fez um levantamento da realidade carcerária, da população, problemática ambiental, étnica, economia entre outros. Esses dados serviram para provocar nos participantes uma reflexão sobre suas ações.
Pe. Vitor Galdino Feller, Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, também assessorou o encontro. Ele falou sobre a “Mística e Identidade das Pastorais Sociais”. Segundo ele, a caridade é o centro da vida cristã e que nós cristãos nos alimentamos da mesa da Palavra e da Eucaristia para depois servir na mesa da caridade.
Em seguida, os participantes foram divididos em seis grupos. Eles trouxeram sugestões para duas perguntas: qual a missão pastoral da Igreja diante dos desafios que vimos e que deveriam ser assumidos pelo governo?; que compromissos efetivos e práticos podemos agendar? Após alguns minutos de reflexão, as sugestões foram apresentadas por um representante de cada equipe.
Ao final, foi solicitado que os participantes encaminhem a Ação Social Arquidiocesana um relatório estatístico de suas ações. Ele servirá para complementar o diagnóstico social que será apresentado na 26º Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, que se realizará no dia 25 de junho, na Paróquia Santo Antônio, em Campinas, São José.