Celebração foi realiza da paróquia de Cordeiros, em Itajaí
A Igreja Matriz da Paróquia São Cristóvão, em Cordeiros, Itajaí, foi pequena para acolher as centenas de fiéis que lá estiveram na tarde do dia 21 de maio. Nesse dia, às 15h, foi realizada a celebração de ordenação presbiteral de Elizandro Scarsi, 30 anos. A celebração foi presidida por Dom José Negri, bispo de Blumenau, e concelebrada por padres e diáconos da Arquidiocese.
A igreja ainda contou com a presença de familiares, amigos, fiéis da comunidade local, de origem do ordenando, e das comunidades por onde Elizandro realizou atividade pastoral.
No início da celebração de ordenação, Pe. Nelson Tachini, SCJ, o pároco, fez a saudação inicial. Em seguida, Dom José Negri agradeceu o convite para presidir a ordenação. Com a saída de Dom Murilo Krieger, Dom José foi convidado para a solenidade. No dia 30 de abril ele já presidiu a ordenação do Pe. Pedro Paulo Alexandre, em Leoberto Leal. Ele foi nosso bispo auxiliar de 2005 a 2009.
Pe. Valter Maurício Goedert, diretor da Escola Diaconal e Professor de Liturgia do ITESC, fez o pedido de ordenação presbiteral e deu o seu testemunho de que ele era considerado digno da ordenação.
Vida em Oração
Em sua homilia, Dom José falou da importância da oração na vida do presbítero. “O sacerdote é o especialista na oração, é aquele que se assemelhou tanto ao Cristo, que vive a sua vida constantemente em comunhão com Deus. (…) Um padre que vive a sua vida sem rezar é como uma árvore frutífera viçosa, bonita, mas sem frutos, que só serve para ocupar espaço”, disse Dom José.
Em seguida, o ordenando manifestou o seu propósito para a ordenação presbiteral. Depois, foi realizada a ladainha. Após, pela imposição de mãos de Dom José, Elizandro foi ordenado presbítero. O ato foi seguido por todos os padres presentes a celebração.
Na sequência, ele recebeu das mãos de Dom José o Cálice com vinho e a Patena com o pão. “Recebe a oferenda do povo santo para apresentá-la a Deus. toma consciência do que vais fazer, e põe em prática o que vais celebrar, conformando tua vida ao mistério da cruz do Senhor”, disse Dom José.
Ao final da celebração, um grupo de jovens da comunidade realizaram um encenação artística vocacional. Pe. João Francisco Salm, administrador diocesano, em nome da Arquidiocese agradeceu a Dom José Negri pela presença e por ter realizado a celebração.
Missão Pastoral
Pe. Salm entregou ao Pe. Elizandro a provisão de sua nomeação como vigário Paróquia São Judas Tadeu e São João Batista, na Ponte do Imaruim, em Palhoça. Ele já realiza atividades pastorais na paróquia desde o dia 12 de fevereiro, quando foi ordenado diácono. Pe. Luiz Rebelatto, o pároco, recebeu uma cópia do documento.
Ao final, já ordenado presbítero, Elizandro agradeceu a todos que de alguma forma contribuíram para a sua formação. Antes da bênção final, Dom José ainda disse que estava muito feliz por presidir a celebração de um padre que vai exercer seu ministério na primeira paróquia em que trabalhou na Arquidiocese.
Ele fez questão de chamar ao altar a Irmã Neves, que há 30 anos realiza trabalho na comunidade da Ponte do Imaruim, atendendo mais de 2,6 mil pessoas. “Há a Irmã Dulce da Bahia, e Irmã Neves é a nossa Irmã Dulce aqui da Arquidiocese”, destacou Dom José. Em vez de dar a bênção final a Elizandro, Dom José pediu que Irmã Neves a fizesse.
Ao final da celebração, todos foram convidados a participar de um coquetel no salão paroquial.